Je suis excessive.J'aime quand tout accélère,quand la vie s'exhibe,C'est une transe exquise(ouais!).C'est là que j'existe.Mmmm, pas d'excuse ! Pas d'excuse !

apenas o começo.

domingo, 19 de julho de 2009


Bonitinho,cultzinho. O longa ".apenas o fim." pode ser classificado por vários sufixos no diminutivo. Mas ele vai além. Confesso que ao ouvir falar dele pela primeira vez - foi durante a entrevista do diretor e estudante de cinema Matheus Sousa - pensei que ia ser um filme jovenzinho levado na brincadeira. Não sei se é porque o diretor é todo meninão,super bem-humorado,do tipo que faz piadinhas o tempo todo. A gente tem uma mania imbecil de achar que a obra será o reflexo exato do seu criador. Seja na Literatura,seja no Cinema. Claro que isso segue à risca em alguns casos. Mas no caso de ".apenas o fim.",o filme superou minhas expectativas. Considero como o "Juno" brasileiro - aquele filme jovem,com a história gostosinha de se assistir,que atrai desde os seus amigos cults,passando pela sua prima aleatória e indo até o sujeito mais entendido de Cinema. O enredo é simples,porém tem um toque de genialidade- um verdadeiro "algo a mais" que o faz ser tão elogiado. Talvez seja pelos diálogos bem sacados,coisa de seriado gringo,que eu não sei porque,o Brasil não costuma arriscar muito. ".apenas o fim." é um filme simples e por isso conquistou grande parte da crítica e quem o assistiu. Não vi ninguém que o achasse ruim. Os personagens bem que podiam ser aquele nosso amigo da faculdade,o nerd da sua sala,ou até um diálogo se parece muito com algum que você teve dias atrás. A gente sai do cinema com a sensação de que o Cinema Brasileiro pode ir muito além dos filmes tão aclamados sobre a violência nas favelas cariocas.
Thank God,o "Cinema brasileiro" não é mais considerado um gênero único,por si só. Temos ótimos dramas,musicais,comédias,romances...
Desde Glauber Rocha e o Cinema Novo,o Brasil não via novas vanguardas,novos modos de se fazer cinema. A partir de filmes com enredos e propostas tão diferentes é que vemos que o Cinema Brasileiro é capaz de muito mais. A gente só precisa dar mais valor à isso. Então,quando você estiver na fila do cinema,pense se não é mais negócio trocar o ingresso para mais um blockbuster que você praticamente já sabe o final por um filme brasileiro de qualidade.
Garanto que não vai se arrepender.

A cultura tupiniquim (e o seu cérebro) agradecem.

3 comentários:

Liza Menzl disse...

só para dizer que acabei descobrindo seu blog,aleatóriamente fuçando na net, e adorei!

um beijo!

Luyza ϟ disse...

Damy, muito obrigada! Seu blog que é lindo, sabe que eu o adoro, né?
Bom, quanto ao filme, ainda não vi, mas o cinema nacional tem sido uma surpresa maravilhosa para todos nós. Conhecer mais do nosso Brasil é muito, muito gostoso :) Beijo ;*

nanda rossi disse...

Entrou pra minha listinha de filmes pra ver! (que acaba que nunca vejo, but it's ok)