Je suis excessive.J'aime quand tout accélère,quand la vie s'exhibe,C'est une transe exquise(ouais!).C'est là que j'existe.Mmmm, pas d'excuse ! Pas d'excuse !

Falando em Cinema...

sábado, 25 de julho de 2009


Estas férias estão sendo uma maravilha. Estou saindo para todos os lugares de Bh que planejei ir quando tivesse uma folguinha,revendo amigos que há muito não via,e claro,lendo 5 livros de uma vez e assistindo todos os filmes dos quais eu tenho direito. (claro,se não acumulasse muito mais coisas a fazer do que permite o espaço de três semanas,não seria eu)
Mas o que importa é justamente esse último ponto: nada como um tempo de folga para assistir pelo menos metade dos filmes daquela sua velha lista! E por falar em lista (meu vício),eu resolvi fazer um top five de filmes que você simplesmente TEM que assistir antes de morrer. Ou pelo menos para ser uma pessoa mais feliz e completa (ui). Como essa lista poderia facilmente passar dos 200,resolvi colocar um primeiro critério: filmes que me fizeram ser uma pessoa melhor,rodados antes da década de 60. E por quê 5?! Ora,porque 10 é muita coisa e fica difícil de enumerar. E claro, porque eu vou na onda do High Fidelity. Quer invenção melhor do que o "top 5"?! Então,let's go!

1) Citizen Kane (1941) - É bom enfatizar que essa lista não está em ordem de preferência. Porém,Citizen Kane poderia muito bem ficar na pole position de muitas listas relativas a filmes que eu pudesse fazer. Por que? Porque tem um roteiro fantástico,que provavelmente inspirou muito livro e um bocado de filmes de suspense que vemos por aí. Porque Orson Welles conseguiu a proeza de dirigir,produzir,escrever e protagonizar o filme. (!) Porque a grande maioria do elenco foi formado por atores iniciantes. Porque o tem uma história que a cada dia que passa,se torna mais atual(fala se a história do Charles Foster Kane não se parece muito com a de um outro poderoso dono de famosa rede de comunicação?!). Porque o filme é cheio de gruas,planos-sequência,focos de câmera e diálogos revolucinários para a época. Porque você fica o filme inteiro tentando desvendar o mistério em torno de "Rosebud" - mas não tem jeito,você provavelmente vai bolar milhares de hipóteses,mas quando chegar no final do filme vai pensar apenas uma coisa:"MEU DEUS,era isso o tempo todo!"
E eu não vou falar mais porque se não vou acabar dando uma de spoiler.
Enfim,pra quem não assistiu,vai atrás. É excelente!
Próximo.

2) "M" . Mais um alemão,mas esse foi rodado exatamente onze anos antes de Citizen Kane. Meu Deus,esse filme é genial! Acabei de assisti-lo e ele foi a minha inspiração para fazer esse post. Eu apenas precisava criar uma lista e colocá-lo - é o tipo e filme que com certeza deve entrar em muita lista,seja lá do que for. Mostra a perseguição de tiras e gangues para capturar um assassino psicótico. Primeiro: o filme não tem trilha sonora. Isso deixa o filme muito,MUITO mais tenso. E é o tipo de filme que,se fosse rodado hoje,ainda seria genial. Agora,imagina isso há mais de 70 anos atrás?! Segundo: é um filme policial com atores alemães. Sim,alemães- com aquela língua rústica e as caras fechadas.
Me-do. Preciso falar mais alguma coisa?

3) Breakfast at Tiffany's (Bonequinha de Luxo-1961)- Vamos dar uma aliviada,né?! Esse filme é um clássico cult-cute da década de 60. Tive que colocá-lo aqui. Nem tanto porque é um clássico,até porque eu acho que muita gente que o ver aqui vai achar que ele não merecia entrar na lista. Mas o filme é lindo,me inspira muuito,o roteiro é um clássico romance moderno,o figurino é MARAVILHOSO, Audrey Hepburn está simplesmente divina no papel de Holly Golightly e... bom,a lista é minha cacete,eu coloco o filme que bem entender. E ele fica entre os cinco primeiros,com certeza!

4) Cantando na chuva (Singin' in the rain-1952)- Não é só aquele-musical-do-cara-que-canta-na-chuva. É musical,romance,comédia,tem um dos roteiros mais completos que eu já vi. Resume perfeitamente e de forma divertida a história do Cinema no período de mudança entre o Cinema Mudo e Cinema falado. Ou seja,além de tudo,tem um conteúdo tremendo! Enfim. Esse TODO MUNDO tem que ver. E eu não estou exagerando.

5) Psicose (Psyco-1960) - a mesma coisa: não é só aquele-filme-da-mulher-que-é-assassinada-no-chuveiro. Ele foi o primeiro,simplesmente. O primeiro que mostra uma cena de assassinato de forma tão explícita. O primeiro que insinua masturbação. O primeiro suspense consagrado de Hitchcock. E o primeiro que inspirou essa leva toda de filmes que um dia foram denominar de "suspense. Sexta-Feira 13? Pânico? Esqueça.

(Lógico que eu tinha de resevar um espaço na lista pro Hitchcock. Porém,devo revelar uma coisa: ao contrário do que fiz no número 3,nessa última eu usei o critério de "importância" e não de "preferência" . Psicose é provavelmente um dos filmes mais lembrados do diretor. E um dos mais importantes. Mas não é o meu favorito. Consegue adivinhar qual poderia ser?)

Claro que VÁRIOS filmes excelentes ficaram de fora. É difícil demais fazer essa coisa de listas,ainda mais de filmes. Talvez eu tenha ido pelo critério de "filmes que mais me empolgaram nas últimas semanas". O que quer dizer que isso pode variar. Eu tenho plena consciência disso,e até já estou pensando na continuação dessa lista... alguém aí tem um palpite?

3 comentários:

nanda rossi disse...

Se tem algo que não fiz nessas férias foi ver filmes, morro de preguiça, não sei porquê. Mas se um dia animar, vou recorrer à sua listinha, ok?
E ah, meu blog já tem um versinho novo no bom e velho português. Beijos

Thay disse...

E eu que passei toda a minhas férias assistindo filmes, fúteis, mas filmes. rs

Tereza Alves disse...

Oh, God! Bonequinha de luxo é incrível! Sem falar nos outros da lista(excelente, por sinal). Não vi "M" ainda, mas assim que eu esvaziar meu pc :P, eu baixo. Ahh, ninguém ia imaginar que "rosebud" é o... o... Tudo bem, se a dona do post não estragou a surpresa, eu não vou fazer isso, embora eu seja uma spoiler inveterada hauhauahuah

Ótimo post, Damyzinha ;)