Je suis excessive.J'aime quand tout accélère,quand la vie s'exhibe,C'est une transe exquise(ouais!).C'est là que j'existe.Mmmm, pas d'excuse ! Pas d'excuse !

"Jornalistas?"

quinta-feira, 18 de junho de 2009


É muito absurdo nesse meu Brasil! De verdade,quanto eu achava que não podia haver bizarrices maiores do que dólares escondidos na cueca,castelos sonegados e políticos sanguessugas,me vem esse balde de água fria. Agora excelentíssimo STF simplesmente determinou que o diploma para o curso de jornalismo não é mais obrigatório. Ou seja,se você sempre sonhou em exercer a profissão desde quando se entendia por gente,acha que tem capacidade para exercé-la e investe todo o seu dinheiro em uma faculdade particular para bancar seu sonho ou então se mata de tanto estudar pra passar numa universidade pública,meu querido universiotário,sinto muito. Você tá na merda agora.
Porque a partir dessa semana,virou lei: qualquer imbecil que não tem o mínino conhecimento pra escrever uma matéria,pode roubar o emprego daqueles que estudaram anos pra isso. (vale lembrar que em diversas faculdades federais -incluindo a UFMG-,o curso de Comunicação Social é o mais concorrido,há anos.)E quando falo "imbecil",estou me refeindo a certos sujeitos que não sabem nem como fazer uma construção de frase ideal,como pontuar direito,ou até mesmo desconhecem as regras gramaticais mais básicas.
É por isso que certos jornais de 0,25 centavos fazem tanto sucesso. Já não estão mais ligando se você é um jornalista competente,o pessoal quer saber é se você conhece uma boa notícia sensacionalista pra dar manchete de capa,porque é isso que "vende jornal".
Sem brincadeira: quando você for comprar um desses jornais,andem com uma caneta a tiracolo. Porque,com cada erro de concordância e reportagem mal escrita que você for ver por página,é até difícil não destacar e mostrar pros seus amigos rirem depois. E agora a lei brasileira quer determinar que sujeitos como esses são JORNALISTAS?! Poupe-me.
Um dos argumentos da excelentíssima "doutora"advogada Não-estou-nem-um-pouco-interessada-em-saber-o-nome para defender o sancionamento da lei foi (pasmem):
"A imprensa é livre e determina a liberdade de expressão,logo,não pode ser restrita 'à poucos".
Ah,tá. Argumento muito bonito. Mas qual é a lógica? Isso por acaso é mais alguma dor-na-consciência pela censura à imprensa ocorrida na ditadura? Acho que já está meio tarde pra justiça querer pagar de "boazinha" com a imprensa.

O pior de todos foi esse aqui (sério,vou até dar um destaque maior nos absurdos):" A profissão não depende de um conhecimento técnico específico. A profissão de jornalista é desprovida de técnicas. É uma profissão intelectual ligada ao ramo do conhecimento humano, ligado ao domínio da linguagem, da literatura,procedimentos vastos do campo do conhecimento humano, como o compromisso com a informação, a curiosidade. A obtenção dessas medidas não ocorre nos bancos de uma faculdade de jornalismo."

Beleza. Agora,tentem interpretar comigo:
A profissão de jornalista é desprovida de técnicas. Claro. Para se fazer um texto jornalístico,é necessário você ter um conhecimento mínimo do padrão que a impresa exige. Em tais regras estão inclusas: para qual tipo de leitor você está falando (porque cada meio de comunicação tem seu público diferente),qual é o enfoque que você quer para a notícia,qual o tipo de linguagem que você DEVE usar -porque é um tipo padronizado e reconhecido como padrão de imprensa. Não é igual ao texto literário,à prosa. Ou seja,a técnica usada é completamente diferente. -
Será que os excelentíssimos ministros sabiam disso? Acho que não. Talvez eles saberiam se tivessem cursado uma faculdade de jornalismo...

Fora que eles afirmaram que Jornalismo não exige técnica,assim como a literatura e a linguagem. Ou seja,além de acabar com o curso de Jornalismo,eles ainda afirmaram que literatura e recursos de linguagem também não exigem técnica nenhuma. (!)
(eu não vou nem comentar sobre isso,porque aí já tá mexendo com o pessoal. Então,cursos como Letras e outros das ciências humanas também não precisam de técnica,ou seja,são da mais completa inutilidade que não precisam de ter um diploma? Uma pessoa que cursa 4,5 anos em uma dessas faculdades sabe tanto das técnicas para se escrever um texto literário do que aquele que nunca cursou,é isso?! Prefiro até deixar essa pergunta retórica,juro.)
Concordo que a liberdade de expressão é direito de todos,mas isso não quer dizer que você pode ler uma notícia publicada por qualquer babaca que acha que é jornalista,e falar que isso é profissionalismo. Me desculpem,mas pra mim "jornalismo" não é aquele tipo de imprensa que publica uma manchete como "BATE NA MÃE,ESQUARTEJA A IRMÃ E É MORTO PELA FILHA EM SEGUIDA". Isso pra mim não é jornalismo,é sensacionalismo. E dos mais baratos (literalmente!). Até programa do Ratinho é mais jornalismo que isso,faça-me o favor.

E agora,qualquer um pode ser "jornalista". Que grande novidade,meu Brasil!!
Chame sua avó,sua tia,sua irmã mais nova,afinal,todo mundo pode fazer parte dessa festa da impresa brasileira!
Mas corra antes que acabe,afinal,as vagas provavelmente ficarão excassas,já que a concorrência será grande...
Garanta já seu título de JORNALISTA você também!

5 comentários:

Damy disse...

ps: eu já tinha escrito sobre esse "golpe" ser mais uma justificativa pra tentar aliviar os crimes cometidos contra à liberdade de imprensa na Ditatura antes de ler isso na Folha.

Ainda bem que eu não fui a única a expressar essa opnião.Isso prova então que ela é,no mínimo,coerente...

Layla L. disse...

Comassim a imprensa e livre e tem que ser para todos? cara,educação e saúde é para todos,já imaginou se começarmos a colocar qualquer pessoa pra isso?
Acho ridículo,bem que um amigo meu me disse que a UFMG estava pensando em tirar o curso de comunicação da universidade.
Brasil é um país ignorante ao extremo e por isso merece essa pobreza.

Daqui a pouco tiram história da escola,falando que qualquer um pode dar aula >.<
quero me mudar daqui
beijos querida
e você sim,é uma ótima jornalista,além de escrever bem,não fecha os olhos para a burrice desse país

beijos

Layla L. disse...

ah essa aí sou eu 8D Layla

Thay disse...

Não sei nem o que falar. Só no Brasil para acontecer algo do tipo. Só comentando a parte da Ditadura, até parece que vamos poder escrever tudo o quê quisermos né? Para mim a liberdade de expressão não é algo tão presente no Brasil, ainda que isso seja camuflado.
Beijos querida.

Vitor Brauer disse...

Quem acha que isso só acontece no Brasil vive no país das maravilhas.