Je suis excessive.J'aime quand tout accélère,quand la vie s'exhibe,C'est une transe exquise(ouais!).C'est là que j'existe.Mmmm, pas d'excuse ! Pas d'excuse !

eu traí o movimento.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009


Ok. Eu me rendi,confesso. Hoje finalmente baixei o "Ok Computer" do Radiohead. Quem me conhece (pelo menos um pouco),sabe que eu sempre tive um certo "discurso contra a banda". Não que eu odiasse ao extremo. (pelo contrário.Tem músicas que eu sempre considerei muito boas. )Ou muito menos por pré-conceito,afinal,eu ouvi muitos dos álbuns antes de chegar a essa conclusão. Eu só não acho que Radiohead seja tudo isso. É. Eu não acho que eles são a melhor banda do rock do universo,que eles têm uma inteligência fora da capacidade humana para criar músicas,muito menos que Tom Yorke é deus. Pronto,podem me linchar agora.


Assim: Eles têm umas músicas muito boas,até posso dizer que eles ultrapassam as barreiras do experimental. E todo mundo que inova de qualquer maneira,merece respeito. Mas eu penso que isso é mais esperteza do que inteligência suprema. De estar no lugar certo e na hora certa,sabe? E saber fazer a coisa certa.Muita gente por aí já tentou ( e conseguiu) fazer uma música que fosse diferente de tudo que já se ouviu antes. Pink Floyd fez isso,há sei lá,quarenta anos atrás,quando os recursos para tal eram mínimos. O Velvet Underground cantou letras excelentes e colocou uma mulher no vocal de uma banda de rock só de machos,coisa que um pouco antes era até impensável. O Joy Division provou que no final da década de 70 havia um pouco mais do que o punk anarquista e o Sonic Youth abusou das distorções e das guitarras cruas quando o que mais se ouvia eram os solos intermináveis do Hard Rock,e até antecederam aquela geração musical da década de 90 que todo mundo conhece. Sem falar dos Mutantes e outros nacionais excelentes. E se você for pensar por questões gerais poxa,os Beatles também revolucionaram! E muito! Não sei se vocês entendem meu ponto de vista,mas eu simplesmente acho que o conceito de "experimental" e "revolucionário" já existia muito antes do Tom Yorke sair das fraldas.

Tudo bem! A grande verdade é que eu não tenho nada contra o Radiohead em si. O fato é que eles são a banda cultzinha do momento. É cool mostrar que você gosta de Radiohead. Prova que você é "inteligente","tem uma sensibilidade musical apurada",e outras babaquices do tipo. E o que eu não suporto são esses fãs doentes que falam que Radiohead é a melhor banda que já existiu na face da terra. E não me julguem mal,pessoas assim tem aos montes. Poxa cara,vai pesquisar coisas que aconteceram no passado,vai ver a história da música,depois me conta o que você acha!

Fora que existem os fãs de verdade (com esses eu não tenho nada contra) e aqueles que 'viram o clipe do supermercado,acharam a banda maneira e resolveram colocar a letra de Creep no profile'. Esses são os que mais me irritam. E são os que mais soltam esses comentários babacas dos quais eu me referi.

Enfim,esse assunto já rendeu umas discussões cabeludas entre amigos meus,porque a maioria é fã incondicional da banda. E eu adoro aquecer esse tema,como vocês podem perceber.

Mas tudo bem. "é tudo questões de opniães",já dizia Guimarães Rosa. Não vou ficar aqui julgando. Até porque...

eu ainda mentenho minha opnião,ainda entro em discussões calorosas,mas nos últimos dias eu resolvi ouvir os álbuns (de novo...) e tentar ver (de novo...)se minha opnião "radical" muda um pouco e eu me dou uma chance pra ver de qualé.

E então,eu resolvi ouvir aquele que eu considero o melhor álbum do Radiohead. E gostei mais do que o normal. Até o baixei no meu computador e (surpresa!) estou ouvindo nesse exato momento.


Não sei se foram pelos inúmeros discursos convincentes do Vitor,por 90% das pessoas do mundo acharem a banda mais fantástica da atualiadade ou porque até meu namorado que há pouco tempo atrás defendia o mesmo discurso que o meu,hoje escuta Radiohead freneticamente e até comprou os ingressos para o show de São Paulo.
Depois disso,me senti perdida. Quem mais iria defender a mesma opnião que a minha?! Sou uma solitária nesse mundo da música,eu sei. E até gostava disso.
Me chamem de antiquada,de anti-revolucionária,de nostálgica,eu não ligo.

Mas a gente tem que abrir a cabeça às vezes não é?. Então,vamos lá,Tom Yorke,cante para mim agora. The time is now. As coisas mudam,nunca ficam iguais. Tudo vai da interpretação de cada um. Tudo vai do momento.E até nossas opniães podem mudar. É,as coisas andam malucas mesmo.Afinal,não já diziam por aí que 2+2=5?

6 comentários:

Henrique W. disse...

Radiohead não é nem a casquinha da unha da melhor banda do mundo.

A melhor banda do mundo é Led Zeppelin, seguida, de longe, de Beatles.

inovação é um dos inúmeros quesitos que devemos levar em consideração ao avaliar a atividade de uma banda.

eis uma lista para começarmos a ser mais justos com as bandas:

inovação,
técnica musical dos instrumentistas,
entrosamento entre os instrumentistas,
feeling dos instrumentistas,
projeto musical da banda,
coerência semântica do projeto musical da banda,
qualidade musica da "obra-prima",

dentre outros...

e por fim, é super válido comparar as versões studio com as versões live/unplugged. se o nível se mantiver, o artista/a banda é de competência...

além disso, conceitos artísticos (afinal música é arte) como plasticidade, efeito, sentimento gerado, interpretação, produção, objetivo, história de vida do autor, dentre outros, tem de ser levados em consideração também...

e por fim, se vc estiver muito drogado e a música se tornar MELHOR do que sóbrio, aí, minha querida dama... o artista/a banda se torna exponencialmente melhor do que as outras...

então, você não "traiu o moví"... vc simplesmente quis dar um valorzinho pra uma coisa que ainda é medíocre e que tem muuuuuuuito o que melhorar ainda... porque ninguém é perfeito... nem mesmo os grandes mitos da música... (afinal de contas, Led Zep compôs "dancin' days" e os Beatles compuseram "i wanna hold your hand", saca?)

Henrique
http://nonacuca.zip.net

Damy disse...

dei moral,henrique!

Clara. disse...

Eu também não acho Radiohead a melhor banda do mundo. Assim como vc, estou deslocada nesse mundo que os considera fantásticos, e que o show deles setá o melhor show do ano, imperdível.
O Rafa é apaixonado com Radiohead. Eu já ouvia antes de estar com ele....e adivinha? o álbum que eu tenho no pc ( o único até então)é justamente o Ok Computer!!
Eu baixei o Kid A, por causa do Rafa, e também para conhecer melhor. Nossa...nunca ouvi algo tão deprimente na minha vida. Sério. Não que eu não goste de músicas melancólicas ou algo do tipo...mas acho que é o timbre da voz do Tom Yorke.
Talvez seja o caso de ouvir o álbum mais e mais vezes. ( como acontece em grandes obras que em um primeiro momento causa estranhamento, e depois se torna sensacional e faz um puta sentido!)

Enfim Dam...compartilho de suas opiniões. Muito bom o texto e o que vc citou sobre as bandas que "revolucionaram" o rock foi muito pertinente! :)

Pra mim não há melhor que Pink Floyd! E podem me chamar do que quiserem, a vontade. xD
Além de tantas outras que você falou, e outras mais "novas" que realizam um trabalho exelente, musicalmente falando. :)

=* Beijãooo!

Henrique W. disse...

a Clara trouxe algumas coisas bem legais pra discussão! xD

"Nossa...nunca ouvi algo tão deprimente na minha vida. Sério. Não que eu não goste de músicas melancólicas ou algo do tipo...mas acho que é o timbre da voz do Tom Yorke."

eu acredito que esse seja o projeto musical do Radiohead. explorar a melancolia de todas as formas. é super válido... vamos ver quando eles "encerrarem" a carreira, se eles conseguiram...

"Talvez seja o caso de ouvir o álbum mais e mais vezes. ( como acontece em grandes obras que em um primeiro momento causa estranhamento, e depois se torna sensacional e faz um puta sentido!)"

ela cita logo abaixo o Pink Floyd... o Floyd é uma dessas bandas que causa estranhamento de início, mas depois, a coisa ganha sentido... entretanto, com Radiohead, das duas uma.... ou realmente não faz sentido, ou então eu não estou pronto pra ouvir ainda...

"Pra mim não há melhor que Pink Floyd! E podem me chamar do que quiserem, a vontade. xD"

eu chamo de "moça com bom gosto"... eu não citei o Pink Floyd no meu top 2, porque são estilos diferentes... e, de certa forma, eles não causaram o mesmo tipo de impacto que Led e Beatles... entretanto, o Floyd tá no top 10, COM certeza...

é que nem na literatura... vc pode curtir o Paulo Coelho, pode curtir o Dan Brown, pode curtir a moça do Harry Potter... mas não se esqueça que já existiram Shakespeare, Homero e Dante... e... porra... se os caras tão aí, sendo citados a torto e a direito, vale pelo menos dar uma conferidinha no trabalho dos caras...


oooutro aspecto importante q essa discussão traz é a questão do Radiohead vs. Pink Floyd... ambos trabalham mais ou menos a mesma coisa em sua obra...

a do Pink Floyd difere por estar, de certa forma, concluída... e o Radiohead ainda não... eles ainda devem fazer uma carreira de algumas décadas ainda... e aí, quando "acabar" é que poderemos analisar como um todo e fazer essa análise que eu proponho no primeiro post láaaa em cima...]


no mais, um bjo e um abraço pra todo mundo ae...

Henrique
http://nonacuca.zip.net

Damy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Damy disse...

Ultimamente eu venho descobrindo que algumas pessoas também acham Radiohead um saco e a voz do Tom Yorke deprimente. (pra deixar todos os eufemismos de lado)
E isso é aliviante! Prova de que eu não sou a única nesse discurso,a "totalmente do contra".

Enfim,adorei a discussão que esse post gerou! Comentários muito pertinentes e inteligentíssimos,diga-se de passagem.
Até me animei de fazer uma "parte II" desse post. Aguardem!
(patético isso)
hahahahahahaha